TANDAN! se apresenta novamente no Recife, e desta vez no Festival de Dança do Recife, que chegando em sua 25ª edição, realizada pela Prefeitura do Recife, com uma programação espalhada pela cidade, como os teatros do Parque, Santa Isabel e Hermilo Borba Filho, Avenida Rio Branco, Pátio de São Pedro, Praça do Diário, Rua do Bom Jesus, Mercado de São José e Parque Dona Lindu. O espetáculo acontece na quarta-feira, 10/11, no Teatro Apolo, às 10h da manhã, com entrada gratuita.

Foto: William Oliveira

TANDAN! é direcionado ao público infantil e pensado a partir da deficiência visual. A experiência é individual com crianças de 5 a 9 anos que são convidadas a descobrirem a dança por meio dos demais sentidos, que não priorize a visão. Cada criança vivencia uma sessão individual com duração de seis minutos, conduzida pelas bailarinas e bailarinos, adentrando em uma instalação sonora e tátil. No ambiente, a criança passa a dançar com os artistas, tendo uma trilha sonora executada na tridimensionalidade espacial, com o uso de caixas de som sem fio que se movem durante todo o espetáculo.

Na criação, o desafio foi criar um espetáculo de dança que encarasse a questão da acessibilidade do espetáculo às pessoas com deficiência visual como um estímulo criativo, e não como encontrar possibilidades de tradução do espetáculo, fazendo com que a poética para esse público ampliasse a questão da acessibilidade para um elemento de criação poética para todas as crianças, mesmo as que não tivessem alguma deficiência visual perceptível. Com isso o espetáculo não é direcionado unicamente para crianças com deficiência visual, mas um espetáculo que também pode ser apreciado por elas, sem perda de seus elementos.

A 25ª edição do Festival de Dança do Recife faz homenagem coletiva a várias mulheres que asseguram musculatura, força, emoção e história à dança popular na cidade: Adriana Frevo, Betânia Salustiano, Conceição dos Prazeres, Dadinha Gomes, Gaby Conde, Iaci Silva, Leila Nascimento, Lucélia Albuquerque, Lucicleide Maria, Marize Félix, Vilma Carijós, além da passista e Patrimônio Vivo do Recife, Zenaide Bezerra.

TANDAN!:
Quarta-feira, 10 de novembro de 2022
Teatro Apolo – 10h às 12h
Faixa Etária: de 5 a 9 anos
Gratuito


FICHA TÉCNICA DE TANDAN!
Direção: Marcelo Sena
Assistência de Direção: Jorge de Paula
Criação: Elis Costa, Marcelo Sena e Renata Vieira
Elenco: Filipe Marcena, Iara Campos, Marcelo Sena e Maria Agrelli
Pesquisa: Bruno Amorim, Elis Costa, Filipe Marcena, Jorge de Paula, Marcelo Sena e Renata Vieira
Figurinos e Cenário: Marcondes Lima
Costura de figurinos: Maria Lima
Trilha sonora original: Marcelo Sena
Consultoria em acessibilidade comunicacional: Andreza Nóbrega
Preparação de elenco: Arilson Lopes
Realização: Cia. Etc.