PEDAGÓGICO

PESQUISAS

VIDEODANÇA E A CULTURA SURDA

Um diálogo entre a videodança e a cultura surda, partindo do reconhecimento de que essa cultura abarca um complexo e instigante conjunto de elementos culturais caracterizados pelas formas alternativas de produção e interação, alimentados e enriquecidos nas comunidades surdas e, infelizmente, ainda pouco conhecidos entre os ouvintes.

VÍDEO, CLIPE E DANÇA

Uma pesquisa sobre a presença da dança no videoclipe e as relações com a videodança. Considerando o profundo vínculo da dança com o audiovisual e as mais variadas classificações atribuídas aos produtos dessa união, esta pesquisa investiga os elementos que definem cada uma dessas linguagens e também quando e como a dança pode embaralhar essa categorização.

CORPO-LÚDICO:

O FAZER-DIZER DA DANÇA NO UNIVERSO INFANTIL

Uma busca do que seria uma linguagem da dança voltada para o público infantil e das temáticas voltadas aos processos artísticos que dialoguem com a criança, como a psicologia infantil, o jogo, o lúdico e acessibilidade.

SOBREPOSIÇÃO:

ESTÉTICAS CONVERGENTES DO CORPO NA HISTÓRIA DA DANÇA E DO CINEMA

Uma pesquisa sobre a presença da dança no videoclipe e as relações com a videodança. Considerando o profundo vínculo da dança com o audiovisual e as mais variadas classificações atribuídas aos produtos dessa união, esta pesquisa investiga os elementos que definem cada uma dessas linguagens e também quando e como a dança pode embaralhar essa categorização.

AUDIODANÇA:

A VENTURA DO CORPO NO SOM QUE DANÇA

Exploração estética entre o corpo, a música e o som, a partir de estudos teórico-práticos, com laboratórios de dança e programas de percepção, manipulação e reprodução sonora a fim de gerar, através da experimentação, um objeto que denominamos “audiodança”.

CONTRIBUIÇÕES ENTRE O CORPO E O VÍDEO

Um projeto de manutenção e aprofundamento do trabalho desenvolvido pela Cia. Etc., no ano de 2012, na área de dança para o vídeo. Durante um ano, a Cia. Etc. ampliou e aprofundou o desenvolvimento das contribuições entre o corpo e vídeo, potencializando suas criações e pesquisas, que apontam para um olhar diferenciado que a companhia propõe em suas produções.

DANÇA E A TEORIA QUEER

Como trazer para a dança questões políticas e estéticas, através de um estudo da construção e consolidação da Teoria Queer, onde as identidades não-normativas têm sido discutidas sob um novo prisma? Pesquisas de diversas áreas vêm questionando as perspectivas tradicionais que têm norteado as investigações sobre sexualidade nas ciências humanas. E é neste contexto que pretendemos fazer surgir o diálogo entre o corpo que dança e o corpo que denuncia, dissimula e rotula sexualidades.

PELE E OSSOS

A vontade de desenvolver esta pesquisa partiu da necessidade em entender a lógica de técnicas contemporâneas de dança que focam nos ossos e nas articulações como constituintes básicos e geradores do movimento. O que gerou uma frase que servia de metáfora, durante o processo: “dançar com os ossos”.