Hoje, em nosso grupo de estudos da pesquisa Contribuições entre o Corpo e o Vídeo, fizemos um esboço das primeiras ideias que poderão guiar a escrita de cada um, como um dos resultados desta pesquisa incentivada pelo Funcultura. Em dezembro iremos apresentar 4 experimentos práticos em vídeo e um artigo de cada artista-pesquisador. Além dos integrantes da companhia, temos três colaboradoras (Ailce Moreira, Ju Brainer e Elis Costa). Vejam quais foram as primeiras ideias.

Trazer reflexões sobre como veio se dando os processos de pesquisa e criação em vídeo na Cia. Etc.,dentro de um percurso que já havia uma relacão com outras linguagens em suas criações.

Marcelo Sena

Uma discussão sobre o “pulso” da videodança. Entendendo pulso como estado vital da obra, o que dá ritmo, dinâmica e corpo à videodança. Investigar o que é esse pulso, como ele se dá na videodança, trazendo referências de Maxixe e Bokeh para discutir o tema.

Liana Gesteira

Tratar de como alguns elementos próprios do vídeo, especificamente, a filmagem e a edição, podem contribuir para agregar significado à dança, considerando a videodança Maxixe.

Ailce Moreira

Conceito de video-dança: como é produzir algo com fronteiras tão indefinidas? Qual a motivação para estudar/investigar algo que se encontra num terreno tão movediço.

Elis Costa

Este artigo trata de como a ideia de corpo foi construída a partir da história da fotografia e do cinema através dos recursos e ferramentas disponibilizados pelo desenvolvimento da dança e do vídeo e suas interseções com outras linguagens.

José W Júnior

Depois da conclusão do trabalho de mestrado, “Videodanza en Brasil – un abordage teorico educativo”, cujo foco foi o processo de construção de videodança da Cia. Etc. pretendemos construir um novo trabalho desde outra perspectiva. Quer dizer, tendo em vista que a primeira análise foi feita à distancia e a partir de entrevistas com apenas alguns dos integrantes do grupo, agora a observação será feita sobre a mesma companhia sobre o ponto de vista de quem esteve presente nesse processo construtivo.

Ju Brainer

Análise de alguns vídeos de Michael Jackson, artista que se destacou pelo seu trabalho bastante expressivo, tendo em vista que o mesmo se tornou um ícone da cultura pop na música, na dança e no videoclipe.

Natalie Revorêdo