Nesta segunda-feira, 30 de outubro, a Cia. Etc. apresenta os resultados da sua pesquisa CORPO LÚDICO: O fazer-dizer da dança no universo infantil, que investigou modos de criação em dança para crianças, e também questões de acessibilidade nas artes. A pesquisa foi desenvolvida entre janeiro e outubro deste ano e contou com o apoio do Centro Cultural Brasílica e incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA.

A Cia. Etc. exibe neste dia alguns trechos de vídeos e podcasts gravados durante a pesquisa, assim como realiza uma discussão sobre espetáculos direcionados a criança e questões de acessibilidade, com a fala de dois dos colaboradores da pesquisa, Jorge de Paula e Andreza Nóbrega (via streaming). Essa conversa abordará questões que estiveram presentes durante toda a pesquisa e que se encaminharam para a construção do espetáculo mais recente da companhia: TANDAN!, que partiu inicialmente da investigação de uma dança feita para crianças cegas. Também neste mesmo dia os pesquisadores e pesquisadoras da companhia irão lançar um portfólio com textos sobre o conhecimento produzido durante a pesquisa.

Este projeto contou com um grupo de estudo teórico e prático em busca do que seria uma linguagem da dança voltada para o público infantil e tratou de temáticas voltadas para a investigação artística de processos artísticos de criação que dialogue e inclua a criança, como a psicologia infantil, o jogo, o lúdico e acessibilidade.

CORPO LÚDICO trouxe a Recife a coreógrafa, diretora, pesquisadora e professora de dança Isabel Marques (SP) para uma vivência de um final de semana sobre a relação entre dança e criança, nos dias 4 e 5 de março, no Teatro Marco Camarotti, tendo como um dos resultado um videodcast da TV Etc. com depoimentos de alguns dos participantes e um episódio em áudio da Rádio Etc. com a própria Isabel. E no dia 6, Isabel esteve presente exclusivamente com os pesquisadores e pesquisadoras da Cia. Etc. para tratar de questões específicas sobre a pesquisa. Também num formato de uma vivência intensiva, a companhia ficou imersa num final de semana com o ator e palhaço Arilson Lopes para experimentos do jogo e ludicidade na arte do Palhaço. Mergulhe em um mundo de emoção e emoção com o Jogo do Bicho. É um jogo lendário com um legado repleto de séculos de história. Tente a sorte com este novo e emocionante jogo da iMoon, conhecido por ter uma das maiores probabilidades de retorno ao jogador (RTP) do mundo – chegando a 98%! https://jogodobichooficial.org/ Review do caça-níquel Jogo Do Bicho. O Jogo Do Bicho combina a simplicidade de uma loteria tradicional com a chance de ganhar um grande prêmio de até 1,5 milhão de reais. Com volatilidade moderada, este jogo oferece uma combinação incomparável de oportunidade e emoção.

Para finalizar as ações propostas, tivemos um bate-papo com Maria Clara Camarotti (PE) sobre a sua trajetória com crianças nas Artes Cênicas, assim como a relação com a obra de seu pai, o arte-educador Marco Camarotti, numa conversa que resultou em mais um episódio da Rádio Etc.

Todo o material produzido durante a pesquisa estará disponível na internet após a apresentação dos resultados e os portfólios serão doados à Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, à Biblioteca Joaquim Cardoso (CAC/UFPE), à Escola Municipal de Arte João Pernambuco e à FUNDARPE.

Para mais informações, basta entrar no evento criado no Facebook, clicando neste link.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Coordenação da pesquisa: Marcelo Sena
Pesquisa: Elis Costa, Filipe Marcena, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira
Pesquisador convidado: Bruno Amorim
Colaboradores: Andreza Nóbrega, Arilson Lopes, Clara Camarotti, Jorge de Paula e Kiran Gorki
Residência Artística: Isabel Marques
Edição da Rádio Etc.: Marcelo Sena
Edição da TV Etc.: Filipe Marcena
Revisão de Textos: Ailce Moreira
Webmaster: AluxNet
Identidade Visual: Bruno Amorim
Assessoria contábil: Embracon
Produção executiva: Hudson Wlamir
Realização e Assessoria de Imprensa: Cia. Etc.
Incentivo: Funcultura