A Cia. Etc. é um dos grupos de Recife que tem trabalhado a dança por uma perspectiva diferenciada, alargando as fronteiras dessa linguagem e propondo novos olhares para o corpo. Para comemorar 10 anos de existência, e refletir sobre essa produção, a companhia programou uma intensa agenda de atividades no ano de 2010. A iniciativa faz parte do projeto 10 Anos de Cia. Etc., contemplado pelo prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, e que será lançado no dia 29 de junho (terça-feira) na Livraria Cultura, às 19h. O evento contará com três lançamentos: site, um vídeo documentário sobre o grupo e de uma videodança, intitulada Maxixe.

O projeto 10 Anos de Cia. Etc. quer por em evidência o que o grupo vem trabalhando e desenvolvendo desde sua criação, para refletir sobre o momento atual. Nesse período, não apenas os temas das criações foram plurais, mas a própria metodologia de aula, os processos de criação, o suporte para a dança (palco, rua, vídeo, textos e fotografia) e suas ações que passaram a extrapolar a criação artística para, também, se debruçar sobre questões mais teóricas.

O projeto está sendo realizado em Recife (PE), cidade onde a Cia. Etc. está sediada, e em Aracaju (SE), onde a companhia surgiu. A expectativa é promover e difundir o pensamento e o trabalho artístico realizado pelo grupo, a partir de publicações, da remontagem e apresentação das suas obras e do seu registro. Uma ação que objetiva apresentar o que a Cia. Etc. produziu e vem produzindo neste período, fazendo com que a própria história do grupo se reescreva no contato com o público, assim como no processo de remontagem e publicação de sua produção.

Lançamento de vídeos – Trabalhar com vídeo sempre foi um desejo da Cia. Etc., que entende essa linguagem como estímulo para questões novas, assim como novas formas de resolvê-las no corpo. Assim, a entrada do videoartista Breno César na companhia, em 2007, propiciou o surgimento de mais um terreno de criação para o corpo da Etc., resultando em uma intensa produção de videodancas. Desde então, a companhia já lançou três criações na área: Súbito (2009), Sobre (2009) e Involuntário (2010), que estão circulando por diversos festivais e mostras no país e no exterior.

O seu mais novo trabalho em videodança, intitulado Maxixe, leva para a tela elementos como a sensualidade, a comicidade e o exagero, que foram inspirados no ritmo do Maxixe e utilizados como mote para construção de sua narrativa. O trabalho imprime um movimento circular contínuo entre as personagens, que contamina os corpos em seu entorno, transeuntes do Mercado de São José, no centro do Recife. A direção do trabalho é do videoartista Breno César, que contou com José W Junior, Liana Gesteira e Marcelo Sena como intérpretes-criadores.

Para comemoração dos 10 Anos, a Cia. Etc. também produziu um vídeo documentário, que reflete sobre questões que instigam a criação artística e o trabalho cotidiano do grupo. O vídeo, também dirigido por Breno César, foi elaborado a partir de jogos criativos e depoimentos do elenco da companhia e de colaborados que contribuíram para a construção da trajetória da Cia. Etc.

 

Serviço

Lançamento do projeto 10 Anos de Cia. Etc.

Programação: Lançamento da videodança Maxixe e do Documentário 10 Anos de Cia. Etc. e apresentação do novo site.

Data: 29 de junho (terça-feira)

Hora: 19h

Local: Livraria Cultura – Recife Antigo – PE