Na quinta-feira, 3 de outubro, às 19h, a Cia. Etc. apresenta os resultados da pesquisa Videodança e a Cultura Surda, no Bar Super 8. O projeto tem o incentivo do Funcultura e manteve um grupo de estudos e laboratórios de criação com o intuito de investigar diálogos possíveis na criação dos elementos da videodança com a cultura surda, como forma de potencializar expressões artísticas e promover integração cultural e social entre artistas surdos e ouvintes da cidade. No lançamento serão apresentados um documentário e alguns experimentos em videodança realizados durante a pesquisa, seguidos de um bate papo entre artistas do projeto e o público. O evento contará com tradução em Libras.
A pesquisa começou em setembro do ano passado e foi até julho deste ano, com a realização de um grupo de estudos, de forma presencial e on-line. A equipe de artistas estava formada por Victor Marley, bailarino e pesquisador; Letícia Lima, artista e tradutora, Efraim Canuto, artista, pesquisador e tradutor; Andreza Nóbrega, artista, pesquisadora e fundadora da VouSer Acessibilidade; Filipe Marcena, artista, pesquisador e editor dos vídeos que serão apresentados; e Marcelo Sena, artista, pesquisador e coordenador do projeto. A produção ficou por conta de Victor Laet, a administração com Hudson Wlamir e a arte gráfica com Ana Cuentro. Todos os encontros contaram com tradução em Libras pela empresa CM Libras e Efraim Canuto. Desta equipe, Letícia Lima, Victor Marley e Ana Cuentro são artistas surdos.
A Cia. Etc. tem 24 anos de estrada e vem encarando o processo criativo sempre atrelado à pesquisa. Desde 2008 cria e pesquisa videodança, o que a tem tornado uma referência em videodança no contexto nacional e até mesmo internacional. “Este projeto surgiu de uma experiência conjunta com a VouSer Acessibilidade, numa oficina de videodança que ministramos para pessoas surdas dentro do núcleo de experimentação da VouSer intitulado ‘Acessibilidade LAB Acessibilidade Criativa/Artística’. Surgiram algumas questões durante esta vivência que apontaram para outros modos de perceber e fazer videodança pelas pessoas surdas. E naquele momento decidimos escrever um projeto de pesquisa que desse condições para investigarmos mais a fundo o que poderia surgir dali”, comenta Marcelo Sena, coordenador do projeto.
O interesse em dialogar com a cultura surda está no reconhecimento de que ela abarca um complexo e instigante conjunto de elementos culturais caracterizados pelas formas alternativas de produção e interação, alimentados e enriquecidos nas comunidades surdas e, infelizmente, ainda pouco conhecidos entre os ouvintes. A relação com a visualidade, como a literatura surda e as artes visuais (teatro surdo, artes plásticas) abre outras possibilidades de lidar com os elementos próprios da vida dos sujeitos que se reconhecem como surdos, num amplo espectro de rever, repensar e criar videodança no contexto dessa cultura. Uma cultura que se expressa nas mais diversas linguagens artísticas e cujas produções culturais visam mostrar politicamente e poeticamente as diversas identidades surdas.
Para saber mais sobre a pesquisa ou sobre a Cia. Etc., acesse o site www.ciaetc.com.br ou o perfil no Instagram @ciaetc
SERVIÇO:
Lançamento da pesquisa Videodança e a Cultura Surda
Quinta-feira, 03 de outubro de 2024
Horário: 19h às 21h
Local: Bar Super8 (Rua Mamede Simões, 144, Santo Amaro, Recife)
Tradução em Libras
Efraim Canuto em um dos vídeos experimentais
Um dos resultados das videodanças experimentais
Experimento em videodança de Letícia Lima
Cena do documentário sobre a pesquisa
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA:
Coordenação da pesquisa: Marcelo Sena
Pesquisa artística: Andreza Nóbrega, Efraim Canuto, Filipe Marcena, Letícia Lima, Marcelo Sena, Victor Laet e Victor Marley
Acessibilidade em Libras: CM Libras, Deyone Albuquerque, Efraim Canuto, Joelma Silva, Simone Lyra e Thaís Gonzalez
Identidade visual: Ana Cuentro
Site: Alux Net / Marcelo Sena
Fotografia e vídeo: Filipe Marcena
Produção: Victor Laet
Administração: Hudson Wlamir
Contabilidade: Mayara Menezes
Realização e assessoria de imprensa: Cia. Etc.
Incentivo: Funcultura / Governo do Estado de Pernambuco