De maio a novembro deste ano, a Cia. Etc. participa do projeto PALCO GIRATÓRIO, do SESC. São 44 apresentações do espetáculo TANDAN! por 21 cidades espalhadas pelas 5 regiões deste país. Além do espetáculo, a companhia realizar debates, oficinas e intercâmbios com grupos locais. TANDAN! teve sua estreia em 2017 e é o primeiro trabalho da companhia feito para crianças.
O espetáculo propõe uma experiência de imersão em dança a partir do uso de estímulos táteis, de uma instalação sonora e da interação com seus bailarinos e bailarinas. Um espetáculo que encara a questão da acessibilidade do espetáculo às pessoas com deficiência visual como estímulo criativo, e não como tradução. Tem inspiração nos pensamentos de Murray Schaffer e suas paisagens sonoras e nas obras de Helio Oiticica e Lygia Clark, com suas provocações do ato de perceber as artes numa apreciação sensorial mais ampla da obra. O espetáculo é dedicado ao público infantil, e cada criança terá uma experiência individual de 6 minutos.
As cidades previstas para a circulação são: Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Poconé (MT), Porto Alegre (RS), Montenegro (RS), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) . Manaus (AM) Boa Vista (RR), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Aracaju (SE), Recife (PE) . Macapá (AP), Belém (PA), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Londrina (PR) e Paraty (RJ). Para acompanhar a agenda detalhada da companhia, só seguir o Instagram e o Facebook da companhia ou a própria agenda aqui do site.
A Cia. Etc. realizou ainda este ano uma circulação pelo estado de Pernambuco, por meio do incentivo do Funcultura, com o espetáculo OS SUPERFICIAIS, uma mostra de videodanças debates e oficina pelas cidades de Goiana, Vicência, Belo Jardim, Triunfo e Serra Talhada. Um momento para conhecer melhor o estado onde reside e trocar experiências com esses novos públicos.
FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO “TANDAN!”
Direção: Marcelo Sena
Assistência de Direção: Jorge de Paula
Criação: Elis Costa, Filipe Marcena, Marcelo Sena e Renata Vieira
Dança: Elis Costa, Filipe Marcena, Iara Campos e Marcelo Sena
Pesquisa: Bruno Amorim, Elis Costa, Filipe Marcena, Jorge de Paula, Marcelo Sena e Renata Vieira
Figurinos e Cenário: Marcondes Lima
Costura de figurinos: Maria Lima
Trilha sonora original: Marcelo Sena
Consultoria em acessibilidade comunicacional: Andreza Nóbrega
Preparação de elenco: Arilson Lopes
Fotografia: Arthur Reis
Design: Bruno Amorim
Administração: Hudson Wlamir
Produção e Assessoria de Imprensa: Cia. Etc.
Duração: 6 minutos cada sessão (Este espetáculo tem um formato em que cada criança participa de uma experiência de imersão com cerca de 6 minutos. E cada sessão comporta no máximo 12 crianças.)
Indicação classificatória: 5 a 9 anos.
(Este espetáculo foi criado com os prêmios Fomento às Artes Cênicas do Recife 2014/2015 e o Funarte de Dança Klauss Vianna 2015.)