A Cia. Etc. está comemorando os seus 10 anos com uma intensa programação de atividades em 2010. Em julho, o grupo fará uma temporada de dois espetáculos: Imagens não Explodidas e Silêncio, todas as quintas e sextas, às 20h, no Teatro Apolo. Além da apresentação dos espetáculos o projeto vai contar com a exibição das três produções de videodança do grupo: Súbito (2009), Sobre (2009) e Maxixe (2010); a realização de oficinas; e o lançamento da Coletânea 10 Anos (publicação de livro e audiovisuais).

A idéia é promover e difundir o pensamento e o trabalho artístico realizado pelo grupo, levando o que a Cia. Etc. produziu e vem produzindo neste período, fazendo com que a própria história da companhia se reescreva no contato com o público, assim como no processo de remontagem e publicação de sua produção. O projeto, que foi contemplado pelo prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, e está sendo realizado em Recife (PE), cidade onde a Cia. Etc. está sediada, e em Aracaju (SE), onde a companhia surgiu. Esta temporada conta com o apoio do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo.

Serviço:

Temporada 10 Anos de Cia. Etc.

Espetáculos: Silêncio (quintas-feiras) e Imagens não Explodidas (sextas-feiras)

Data: 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de julho (quintas e sextas)

Hora: 20h

Local: Teatro Apolo

Endereço: Rua do Apolo, 121, – Recife Antigo – Recife – PE

Preço do ingresso: R$ 10 e R$ 5

 

Imagens não Explodidas – “A música é um reservatório de imagens não explodidas”, define o filósofo Giovanni Piana, em seu livro Filosofia da Música, de onde surgiu o título do espetáculo. O livro foi uma das inspirações para essa montagem, que parte, principalmente, das experiências e estudos que o bailarino, instrumentista e compositor Marcelo Sena teve em música.

O diálogo entre o pensamento musical e o coreográfico foi o foco para concepção deste trabalho. Criado em 2008, o espetáculo trouxe uma interseção entre duas linguagem (dança e música) e se propôs a trabalhar com conceitos comuns entre elas. A questão era como esses conceitos se resolviam no fazer da dança. Conceitos como tempo, harmonia, sincronia, tonalidade e intensidades foram o suporte das investigações

Duração: 45 minutos

Ficha Técnica
Direção e trilha sonora original: Marcelo Sena

Intérpretes-criadores: José W Júnior e Marcelo Sena

Dramaturgia: Giorrdani Gorki

Criação de luz: Luciana Raposo

Técnico de luz: Saulo Uchoa

Fotografias: Breno César

Produção: Hudson Wlamir

 

Silêncio – As possibilidades de se ouvir o silêncio. As várias formas de se usar e descobrir o silêncio. São esses pontos que serviram de guias para a pesquisa desse espetáculo, concebido em 2004.

Onde parece haver silêncio e há um turbilhão de sons e significados. E também onde parece haver muitos sons e há um silêncio que perpassa e domina aquele discurso, mostrando, dessa forma, a não definição exata de onde estaria o silêncio e como seria um silêncio absoluto. Seguindo esse pensamento, a Cia. Etc. buscou extrapolar a significação desse tema no corpo. Como o organismo humano, em sua totalidade, sente e expressa essa problemática e essas reflexões? Onde há silêncio, ou o não-silêncio, no corpo?

Duração: 40 minutos

Ficha técnica

Direção, coreografia e iluminação: Saulo Uchôa

Trilha sonora original e direção artística: Marcelo Sena

Bailarinos: José W Júnior, Liana Gesteira, Marcelo Sena, Marta Guimarães e Urbano Filho

Criação de figurino: Marta Guimarães

Fotos: Breno César

Produção: Hudson Wlamir