A Paralelo Cia. de Dança (PB) aporta em Recife no mês de maio para apresentar o espetáculo “As 3 irmãs”. A iniciativa faz parte do projeto de circulação da Cia, que foi contemplado pelo prêmio de Dança Klauss Vianna da Fundação Nacional de Arte (Funarte), do Ministério da Cultura, no qual a companhia foi a única da Paraíba, e uma das cinco do nordeste, a ser contemplada com o edital. Pelo projeto o espetáculo será apresentado em sete cidades do nordeste: Areia, Campina Grande (PB), Natal, Mossoró (RN), Cascavel, Fortaleza (CE) e Recife (PE).
Em Recife o espetáculo será apresentado no Espaço Compassos, nos dias 21 e 22 de maio, às 20h. Além disso, a coreógrafa da companhia, Joyce Barbosa irá ministra uma oficina de dança contemporânea no das 21 de maio, das 10h às 12h, também no Espaço Compassos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do e-mail ciaetc@hotmail.com ou pelo telefone (81) 8882.2729 (falar com Hudson Wlamir).
Sinopse
Espetáculo desenvolvido a partir da obra-prima da dramaturgia do escritor russo Anton Tchekhov. “As 3 irmãs” contempla a vida de Olga, Marcha e Irina, três irmãs vivendo suas frustrações no interior da Rússia do século XIX, tendo que aprender diariamente a lidar com a ânsia de sonhos maiores juntamente com a ausência da percepção de querer alcançá-los. Tentam, cada uma a sua maneira, sobreviver à imbecilizante monotonia do dia-a-dia. Não possuem mais perspectivas, não tem mais sonhos. A única esperança que lhes resta é de, algum dia, poder modificar suas vidas e voltar para sua terra natal, a capital Moscou. Entretanto, desapercebidamente se deixam envolver pela inútil loucura de continuar fazendo sempre o mesmo, esperando que em algum instante o resultado possa se descobrir diferente.
Em 2008, “As 3 irmãs” foi contemplado na XIV Mostra Estadual de Dança (PB) com quatro prêmios, entre eles “Melhor Bailarina” (Lília Maranhão, que interpretou Olga) e “Melhor direção” (Joyce Barbosa).
Oficina de dança contemporânea
A oficina realizada pela Paralelo terá duração de duas horas e será dirigida para homens e mulheres bailarinos, de formação clássica, moderna ou contemporânea e/ou dançarinos com experiência em hip-hop, dança do ventre, dança de salão ou outro estilo de dança. O número máximo de alunos é 30, a partir dos 15 anos de idade. A oficina será ministrada pela professora e coreógrafa da companhia, Joyce Barbosa.
A Paralelo Cia. de Dança nasceu em 2004 a partir da iniciativa dos artistas paraibanos Joyce Barbosa e Canízio Vitório. Desde a sua fundação até os dias de hoje a companhia foi se tornando uma referência na dança da Paraíba, seja pela constância de seus trabalhos, os quais trazem consigo a marca de uma pesquisa coreográfica bem delineada, seja pelo reconhecimento obtido através de prêmios em Mostras Competitivas de Dança, seja pelo incentivo obtido através de subvenções culturais. Foram, ao todo, 20 (vinte) prêmios em Mostras Competitivas de Dança. Essa é a segunda vez que a companhia recebe o prêmio de Dança Klauss Vianna, tendo sido contemplada também em 2009 para montagem do espetáculo “Castelo”.
FICHA TÉCNICA – AS 3 IRMÃS
Direção artística e Coreografia: Joyce Barbosa
Elenco: Lília Maranhão e Aretha Paiva (Olga), Vanessa Queiroga (Irina) e Joyce Barbosa (Macha)
Coordenação de Produção: Renata Mora
Produção: Kennya Queiroz
Assessoria de Imprensa: Inara Rosas
Designer de Luz: Fabiano Diniz
Iluminador: Jorge Ribeiro
Edição de trilha sonora: Erick Almeida
Fotografia: Herval Freire
Concepção de figurino: Joyce Barbosa
Costureiras: Maria das Dores e Maria José
Concepção de cenário: Paralelo Cia. de Dança
Designers gráficos: Pedro Toscano e Igor Tadeu
Assessoria de Imprensa local: Liana Gesteira / Cia. Etc. Produção e Assessoria
Produção local: Hudson Wlamir / Cia Etc. Produção e Assessoria
SERVIÇO
Apresentação do Espetáculo 3 Irmãs
Data: 21 e 22 de maio de 2011 (sábado e domingo)
Hora: 20h
Local: Espaço Compassos
Endereço: Rua da Moeda, 93 – 1° andar (entrada pela rua Maris de Barros) – Recife Antigo
Entrada: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada)
Oficina de Dança Contemporânea – Paralelo Cia. de Dança
Data: 21 de maio (sábado)
Hora: 10h às 12h
Local: Espaço Compassos
Endereço: Rua da Moeda, 93 – 1° andar (entrada pela rua Maris de Barros) – Recife Antigo
Inscrição gratuita
Inscrições pelo e-mail contato@ciaetc.com.br ou pelo telefone (81) 8882.2729 (falar com Hudson Wlamir)
Paralelo Cia. de Dança
Email: paralelociadedanca@gmail.com
Blog: www.paralelociadedanca.com
Twitter: twitter.com/paralelodanca
Youtube: www.youtube.com/paralelociadedanca
Flickr: www.flickr.com/photos/paralelodanca