Neste sábado, 28 de janeiro, a Cia. Etc. apresenta os resultados da sua mais recente pesquisa em videodança, dando continuidade à sua trajetória criativa com essa linguagem. “SOBREPOSIÇÃO: Estéticas convergentes do corpo na história da dança e do cinema” é o título e tema da pesquisa que também serviu de base para a nova videodança da companhia – DANÇA MACABRA. Este projeto contou com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA, parceria da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e do festival Janeiro de Grandes Espetáculos.
SOBREPOSIÇÃO dá continuidade às investigações já existentes na Cia. Etc. na área de videodança, desta vez estudando as possíveis convergências estéticas entre criações, técnicas e correntes relevantes da dança e do cinema em diferentes momentos históricos, tendo sempre em foco o corpo como expressão dessas duas linguagens artísticas. Durante 5 meses, a companhia, em parceria com a UFPE, manteve um grupo de estudos aberto ao público, que acontecia às sextas-feiras, no Centro de Artes e Comunicação.
Foi a partir dos estudos que foi surgindo o tema da nova videodança. Investigando alguns dos momentos que marcaram a história da dança, os pesquisadores do projeto começaram a se interessar por um fenômeno que aconteceu na Idade Média, quando algumas pessoas passaram a dançar freneticamente sem um motivo reconhecível. Posteriormente essas danças começaram a ser chamadas de danças macabras ou danças da morte e se espalharam como uma epidemia por muitos países da Europa, com homens, mulheres e crianças em enormes procissões que podiam durar dias ou semanas. Muitas dessas pessoas gritavam, cantavam, caiam no chão, autoflagelavam-se e algumas chegavam a morrer. Uma das hipóteses desse acontecimento refere-se à pressão social que existia na época relacionada à inquisição, muita miséria e longas guerras que aconteciam constantemente.
Aproveitando o tema da pesquisa, DANÇA MACABRA faz um passeio por diversos momentos da histórica do cinema e da dança, numa homenagem a muitos artistas que construíram e continuam construindo essas linguagens, mesmo em tempos difíceis e quase impossíveis.
Durante a pesquisa foi gravado um episódio da Rádio Etc., disponível no site da companhia e na rede de podcasts, com um bate-papo entre os pesquisadores e o professor Laécio Ricardo, responsável por fazer uma breve introdução à histórica do cinema. Após a apresentação dos resultados finais, a companhia ainda fará um vídeo-documentário sobre as questões estudadas e um artigo escrito pelos pesquisadores.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Coordenação da pesquisa: Marcelo Sena
Pesquisa: Edson Vogue, Elis Costa, Filipe Marcena, Germana Glasner, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira
Orientação de História do Cinema: Filipe Marcena e Laécio Ricardo
Orientação de História da Dança: Marcelo Sena
Produção: Hudson Wlamir
Assessoria contábil: Embracon
Realização e Assessoria de Imprensa: Cia. Etc.
FICHA TÉCNICA DA VIDEODANÇA
Direção: Filipe Marcena e Marcelo Sena
Dança: Edson Vogue, Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira
Roteiro e figurino: Cia. Etc.
Trilha sonora original: Marcelo Sena
Fotografia: Filipe Marcena, Germana Glasner e Rafael de Almeida
Edição: Filipe Marcena
Maquiagem e still: Germana Glasner
Design de som: Nicolau Domingues
Design: Raul Kawamura
Produção executiva: Hudson Wlamir
Produção e realização: Cia. Etc.
SERVIÇO:
Lançamento dos resultados da Pesquisa Sobreposição
Data: Sábado, 28 de janeiro de 2017
Horário: 16h
Local: Caixa Cultural, Marco Zero, Recife (Sala Multimídia)
Entrada gratuita