Cia. Etc.
Assessoria de Imprensa
No ano em que comemora 15 anos, a Cia. Etc. começa o ano mostrando os resultados da pesquisa Audiodança – A Ventura do Corpo no Som que Dança, com uma instalação sonora montada no Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz. À noite, a companhia mostra o processo de produção da pesquisa, na FAFIRE, demonstrando alguns experimentos da pesquisa e uma prestação de contas pública do projeto, que conta com o incentivado do Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura.
Caio Lima, Elis Costa, Filipe Marcena, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira são os 6 artistas-pesquisadores que investigaram durante um ano as possibilidades de exploração estética entre a dança e o som, dando continuidade a um processo de pesquisa já existente na companhia como metodologia de suas criações artísticas.
Nesses 12 meses, os artistas-pesquisadores fizeram um grupo de estudos semanal com colaborações de Conrado Falbo, artista do Coletivo Lugar Comum, Francine Barros, professora de Dança da UFPE e Quiercles Santana, ator e diretor teatral. A partir desses encontros foram surgindo experimentos e reflexões resultando em diversas possibilidades de perceber a dança a partir da escuta.
Os experimentos que serão realizados no Instituto de Cegos servirão também à continuidade da pesquisa, a partir de registros em áudio e vídeo com o retorno de quem tiver participado, e que ficará disponibilizado no site da companhia: www.ciaetc.com.br , junto com todos os outros resultados da pesquisa.
A Cia. Etc. já vem pensando na interseção entre a dança e outras mídias desde 2008, quando começou a realizar suas videodanças, tendo se destacado como uma das poucas companhias de dança no Brasil a trabalhar permanentemente com esta linguagem, e ter tido um projeto de manutenção de companhia financiada com recursos públicos (Funcultura), numa pesquisa de videodança (Contribuições entre o Corpo e o Vídeo), um marco histórico para a dança nacional. Em 2011, marca a mídia podcast no Brasil, por ser o primeiro podcast de dança, com a Rádio Etc., onde, com gravações em áudio, distribui pela internet, programas que falam sobre os processos criativos em dança, pesquisas, além de convidar outros artistas pra conversas sobre suas criações.
A pesquisa Audiodança – A Ventura do Corpo no Som que Dança, que tem a produção de Hudson Wlamir e coordenação de Marcelo Sena, dá continuidade a essas investigações da Cia. Etc. e provoca as pessoas (com e sem deficiência visual) a aguçar a escuta na dança, a partir de diferentes modos de percepção.
SERVIÇO:
Instalação Sonora Audiodança
Data: Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Hora: 10h30 às 11h30
Local: Instituto dos Cegos Antônio Pessoa Queiroz (Rua Guilherme Pinto, 146, Derby, Recife/PE)
Entrada gratuita
Prestação de contas pública do projeto Audiodança
Data: Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Hora: 20h30
Local: FAFIRE (Av. Conde da Boa Vista, 921, Boa Vista, Recife/PE)
Entrada gratuita
Mais informações:
www.ciaetc.com.br
www.facebook.com/paginaciaetc
Hudson Wlamir (81) 9699.2731
Em seu podcast Rádio Etc. os artistas-pesquisadores também conversaram um pouco sobre a conclusão do projeto da Pesquisa Audiodança.
Equipe do projeto:
Pesquisa artística:
Caio Lima
Elis Costa
Filipe Marcena
José W Júnior
Marcelo Sena
Renata Vieira
Colaboração:
Conrado Falbo
Francini Barros
Quiercles Santana
Assessoria de Imprensa:
Cia. Etc.
Design:
Guilherme Luigi
Manutenção do site:
Alux Net
Produção:
Hudson Wlamir
Realização:
Cia. Etc.
Incentivo:
Funcultura