Pesquisa Pele e Ossos
A vontade de desenvolver esta pesquisa partiu da necessidade dos integrantes da Cia.Etc. em entender a lógica de técnicas contemporâneas de dança, que focam nos ossos e nas articulações como constituintes básicos e geradores do movimento. O que gerou uma frase que servia de metáfora, durante o processo: dançar com os ossos!
Para isso, o foco esteve na análise dos exercícios aplicados a estas aulas e no aprofundamento do conhecimento sobre o movimento humano, “corpo anatômico” e o “corpo segundo a filosofia”, tendo aulas de anatomia e filosofia, em paralelo aos experimentos práticos, resultando num processo reflexivo sobre a ação criadora, seja ela cênica ou pedagógica, para também estabelecer e consolidar o entendimento de metodologias de pesquisa em dança.
Os fatores que determinaram a escolha do tema surgiram da pergunta: “Este dançar com os ossos interfere na qualidade do movimento e/ou processo criativo do bailarino? Como?”, e, a partir daí ir fazendo as co-relações com as experiências profissionais de cada um, como a de José W Júnior na Cia. Marianne Isson (França), Marcelo Sena, Júnior, Saulo Uchôa e Pedro Buarque no processo de montagem de Corpo-Massa: Pele e Ossos (espetáculo já fruto da pesquisa inicial), e também as aulas trazidas por Kiran.
Na primeira fase da pesquisa, foi feito uma revisão bibliográfica, passando por textos de arte, cinesiologia, dança, educação, educação física, educação somática, epistemologia (metodologia de pesquisa), filosofia, fisiologia e pedagogia.
Com essas informações e experimentos, a companhia foi atendendo às metas da pesquisa, que eram:
· Estimular a reflexão sobre a ação pedagógica em um processo criativo;
· Estabelecer e consolidar um entendimento de metodologias de pesquisa em dança;
· Entendimento da anatomia humana aplicada à dança;
· Aumentar a consciência corporal dos integrantes da companhia;
· Desenvolver e aprimorar técnicas de criação e improvisação;
· Verificar como o movimento gerado a partir dos ossos reflete no tônus muscular e no processo criativo;
· Descrever e analisar a experiência individual (diários pessoais) dos integrantes da companhia e dos participantes das oficinas, oferecidas durante o projeto, com relação ao fenômeno estudado;
· Analisar os princípios anatômicos e cinesiológicos da aula de Marianne Isson.
Esta pesquisa foi realizada através do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, com patrocínio da Petrobrás e apoio da Livraria Cultura, Compassos Cia. de Danças, Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo e Acupe Grupo de Dança.
Resultados da pesquisa
- 1 vídeo-documentário: Vídeo sobre os resultados da Pesquisa Prética Pele e Ossos. Realizado por meio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2007. Direção de Breno César. Estreia em 20 de junho de 2008.
- 1 aula: desenvolvimento de uma aula, a partir dos princípios pesquisados.
- 1 vídeo-aula: adaptação da aula para vídeo.
- Exposição da pesquisa prática Pele e Ossos: explanação dos três pesquisadores sobre o processo e resultados da pesquisa. Nesta exposição são exibidos o documentário e slides que ilustram a pesquisa. Ao final há um debate entre os pesquisadores e público.
Na equipe estão José W Júnior e Marcelo Sena como bailarinos-pesquisadores, Giorrdani Gorki (Kiran) como pesquisador e orientador na área de fisioterapia, Breno César e Saulo Uchôa na equipe de vídeo e Pedro Buarque, na área das artes plásticas e filosofia, como orientador teórico-pragmático.
A escrita durante a pesquisa foi uma das ferramentas utilizadas para a análise e comparação das experiências e estudo de cada pesquisador, o que resultou em três diários. Anotações de textos lidos, observações pessoais sobre experimentos, interferências nas aulas práticas, os exercícios propostos nas aulas de anatomia e filosofia, referências bibliográficas são informações que os pesquisadores foram registrando nestes diários.
Os dois orientadores (de fisioterapia e de filosofia) e os pesquisadores também escreveram um ensaio sobre o processo, cada um escolhendo seu foco, a partir das questões abordadas no processo.
Durante a pesquisa, foi oferecida a oficina Um Olhar Contemporâneo Sobre o Movimento, dividida e dois módulos (um em março e outra em maio), com o fisioterapeuta e pesquisador do movimento, Giorrdani Gorki, também conhecido como Kiran. Os participantes foram selecionados a partir de seus currículos, e tiveram momentos teóricos e práticos, com a abordagem de fatores que têm se mostrado de fundamental importância para os objetivos da pesquisa.
Outro resultado foi a construção de uma aula desenvolvida a partir de técnicas contemporâneas do movimento em que o foco estava nos ossos e articulações. Esta aula foi registrada em vídeo, recebendo o formato de uma vídeo-aula, onde cada etapa é mostrada por diversos ângulos e explicada.
E para registrar todo o processo, de janeiro a junho, Breno César e Saulo Uchôa foram os responsáveis pela edição de um vídeo-documentário em que aparecem os depoimentos dos pesquisadores, imagens das oficinas, aulas de filosofia, anatomia, dança, experimentos de improvisação, aulas de educação somática e as discussões sobre os temas gerados na pesquisa. Este vídeo é apresentado juntamente com um outro resultado da pesquisa que é a sua exposição – o momento em que todo o processo é esquematizado para deixar claro, ao público em geral, cada etapa e ponto pesquisado, durante estes seis meses. Ao final desta exposição é feito um debate, para que sejam esclarecidos pontos que possam ter ficado em aberto, ou aprofundar algumas questões.
Diários de cada pesquisador
Ensaios Escritos
- As transformações na forma de treinamento físico e formação artística na Cia. Etc. – Por Marcelo Sena
- A importância da pesquisa na minha dança – Por José W Júnior
- Descaminhos científicos da dança – Por Pedro Augusto de Castro Buarque Silva (Pedro Buarque)
- Um olhar contemporâneo para o movimento – Por Giorrdani Gorki Queiroz (Kiran)
Livro Pele e Ossos
SUMÁRIO
- Apresentação – Cia. Etc.
- As transformações nos meios de treinamento físico e formação artística na Cia. Etc. – Marcelo Sena
- A importância da pesquisa na minha dança – José W Júnior
- Um olhar contemporâneo para o movimento – Giorrdani Gorki (Kiran)
- Corpo-Massa é Peles e Ossos etc. e tal: a contemporaNEidade de uma obra coreográfica – Joubert Arrais
- Do corpus à pesquisa: corpo-massa – Roberta Ramos
Videoaula
Histórico de apresentações da pesquisa
- 9 de abril de 2009 . Salvador/BA . Teatro Vila Velha . 16h
- 7 de julho de 2008 . Recife/PE . Livraria Cultura . 19h
- 20 de junho de 2008 . Recife/PE . Teatro Hermilo Borba Filho . Por meio do prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2007
Fotos da pesquisa
Equipe
Giorrdani Gorki (Kiran)
José W Júnior
Marcelo Sena
Orientação:
Giorrdani Gorki (Kiran)
Pedro Buarque
Vídeos e fotografias:
Breno César e Saulo Uchôa
Assessoria de Imprensa e produção:
Cia. Etc.
Patrocínio:
Petrobras
Realização:
Funarte