Por Marcelo Sena
Chegamos ao final de uma semana bem intensa da Pesquisa Audiodança. Fizemos um acordo de passarmos a semana trabalhando a escuta a partir do conceito de “Paisagem Sonora” Murray Schaffer, mas sem precisar ficar preso aos experimentos conhecidos por nós.
Depois de um primeiro dia de algumas reflexões sobre nossa capacidade de relacionar a escuta feita não apenas com o ouvido, mas com todo o corpo, partimos para nossa primeira construção de Paisagem Sonora, no Parque 13 de Maio. Estabelecemos o desafio de cada um gravar 5 minutos, sem edição.
O gravador utilizado para este experimento foi o TASCAM DR-40, um gravador muito apropriado para gravação em ambientes com sons diversos e com emissão de diferentes distâncias. Os dois microfones do próprio gravador estavam dispostos em formato estéreo, o que simula um pouco a sensação de “direita x esquerda” dos nossos ouvidos. Por isso aconselhamos ouvir esses exercícios com um fone de ouvido.
Decidimos também que deveríamos estar sempre em movimento, passeando pelo lugar, pra fazer esse ouvido/corpo intervir na paisagem, já que não ficaríamos passivos no local, podendo inclusive nos aproximarmos dos sons que nos chamavam atenção.
Aqui vão os 6 experimentos feitos, na ordem em que foram gravados:
José W Júnior
Filipe Marcena
Elis Costa
Renata Vieira
Marcelo Sena
Caio Lima
No dia seguinte, escolhemos ir para a UFPE, fazer o mesmo exercício por lá. Desta vez, cada um foi para um espaço diferente:
Renata – CAC
Filipe – CFCH
Júnior – Laguinho
Elis – Ortopedia do Hospital das Clínicas
Marcelo – Parada do CAC
Além desses exercícios, eu fiz um extra, que foi no percurso de casa pra UFPE, nesse mesmo dia da gravação na UFPE. Liguei o gravado assim que o ônibus chegou na estação integrado do Barro, e fiz um passeio sonoro até chegar na parada do ônibus Barro-Macaxeira (Várzea).