Investigação corporal e reflexões a partir da criação de movimentos e fisicalidades utilizados durante o processo de criação do espetáculo Dark Room, tocando nas questões de sexo, gênero e desejo como ponto de partida para a construção de diferentes identidades sexuais.
OBJETIVOS
- Incentivar o interesse pelo corpo, com um olhar voltado para o esqueleto humano e as articulações como geradoras de movimento;
- Estabelecer relações entre a criação de movimento e estados corporais em estreita relação com os conceitos de identidade, sexo e gênero.
CONTEÚDO
- Princípios das técnicas de Educação Somática e do Sistema Laban/Bartenieff;
- Apoios e transferência de peso, a partir dos ossos e articulações;
- Relaxamento ativo e alongamentos corporais;
- Relação centro e periferia corporal;
- Relação entre identidade, corpo, sexo e gênero.
METODOLOGIA
- Aulas práticas;
- Discussão a partir dos textos propostos;
- Análise das criações individuais e coletivas.
PÚBLICO
Bailarinos, performers, atores, coreógrafos e diretores;
NECESSIDADES
- Sala com piso adequado para movimentação com atrito e impacto (madeira, linóleo ou emborrachado)
- Caixa de som amplificadora com entrada auxiliar
- Dimensões mínimas: 8m x 8m
REFERÊNCIA
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomáz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP & A., 2006.
SPARGO, Tamsim. Foucault e a Teoria Queer. Editora da UFJF.