Investigação corporal e reflexões a partir da criação de movimentos e fisicalidades utilizados durante o processo de criação do espetáculo Dark Room, tocando nas questões de sexo, gênero e desejo como ponto de partida para a construção de diferentes identidades sexuais.

 

OBJETIVOS


  • Incentivar o interesse pelo corpo, com um olhar voltado para o esqueleto humano e as articulações como geradoras de movimento;
  • Estabelecer relações entre a criação de movimento e estados corporais em estreita relação com os conceitos de identidade, sexo e gênero.

 

CONTEÚDO


  • Princípios das técnicas de Educação Somática e do Sistema Laban/Bartenieff;
  • Apoios e transferência de peso, a partir dos ossos e articulações;
  • Relaxamento ativo e alongamentos corporais;
  • Relação centro e periferia corporal;
  • Relação entre identidade, corpo, sexo e gênero.

 

METODOLOGIA


  • Aulas práticas;
  • Discussão a partir dos textos propostos;
  • Análise das criações individuais e coletivas.

 

PÚBLICO


 Bailarinos, performers, atores, coreógrafos e diretores;

 

NECESSIDADES


  • Sala com piso adequado para movimentação com atrito e impacto (madeira, linóleo ou emborrachado)
  • Caixa de som amplificadora com entrada auxiliar
  • Dimensões mínimas: 8m x 8m

 

REFERÊNCIA


HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomáz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP & A., 2006.

SPARGO, Tamsim. Foucault e a Teoria Queer. Editora da UFJF.