Blog . Terça-feira, 23 de novembro de 2010 . Marcelo Sena
Num convite para levarmos diversas ações da Cia. Etc. para João Pessoa, no festival Novembro da Dança, toda a companhia participou com espetáculos, vídeos, oficina, intervenção urbana e lançamento da coletânea 10 anos. Um bom lugar para também comemorar os 10 anos, já que, desde o início da companhia, João Pessoa recebe nossas produções: em 2001 levamos FEIRA DE CORDÉIS, em 2004 levamos a primeira montagem de SILÊNCIO, em 2007 foi SOBRE NOSSOS CORPO e as performances MUST… CHUELO… e POR ONDE OS CORPOS PASSAM, e em 2009 com CORPO-MASSA: PELE E OSSOS.
Desta vez foram quatro dias intensos para apresentar IMAGENS NÃO EXPLODIDAS, SILÊNCIO, INVOLUNTÁRIO (que fizemos na feirinha de Tambaú – em breve teremos videos desta intervenção na TV Etc.), uma oficina de dois dias, lançamento do livro e DVD e exibição dos videos DANÇA AÍ!, BOKEH e MAXIXE. Sempre que levamos SILÊNCIO para outras cidades, convidamos alguém da cidade para participar, e lá tivemos Nyka Barros, bailarina e atriz de João Pessoa que participou conosco, não apenas do espetáculo, mas da nossa oficina. Foram momentos de muita sensbilidade e boas trocas com essa artista tão inspiradora. Ela chegou a comentar um pouco sobre suas impressões no nosso site. Confira aqui.
Pudemos também participar de um encontro para conhecermos um pouco do que alguns profissionais têm desenvolvido em dança. Bom perceber o Acervo RecorDança já atuando em João Pessoa e as ações de Clara Trigo com as iniciativas do programa de TV “Sua Dança” e a Plataforma Internacional de Dança, em Salvador/BA.
Um momento para refletir também sobre as necessidades urgentes da dança em João Pessoa, pelo envolvimento do poder público e também dos artistas da cidade.
De lá trazemos ainda mais a vontade de continuar trocando com nosso estado vizinho. E agora tem surgido a oportunidade de trazermos produções de lá, com a produção local da Paralelo Cia. de Dança, que virá a Recife, no ano que vem. Aguardem!