Por Fundarpe
Entrevista é disponibilizada em podcast da Rádio Etc. Projeto tem incentivo do Funcultura
O cotidiano e a criação da Compassos Cia de Danças são os assuntos da quarta edição do programa de entrevistas CONTRACORPO, produzido pela da Rádio Etc. com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura. Em uma tarde de conversa, com o diretor da companhia, Raimundo Branco, e com uma das bailarinas fundadoras do grupo, Patrícia Costa, foram reveladas memórias, histórias e pensamentos que compõem o corpo da Compassos. A entrevista está disponível no site www.contracorpo.ciaetc.com.br em formato de podcast, como parte do projeto CONTRACORPO, realizado pela Cia. Etc. A iniciativa propõe a realização de entrevistas com profissionais da dança de Pernambuco.
A Compassos Cia de Danças foi fundada em 1990 e nesses 23 anos de atuação mantém um repertório de mais de 12 trabalhos artísticos. Durante a entrevista, Raimundo Branco e Patrícia contam um pouco da trajetória do grupo a partir de suas vivências pessoais, a história de seus corpos, suas manias, das referências artísticas, das paixões, dos medos.
A condição de ser artista, a passagem do tempo, as diferentes gerações de elenco, os treinamentos dos corpos, os marcos da trajetória do grupo, os rituais para cena foram alguns dos temas abordados. O corpo principal da conversa foi o espetáculo “Sobre um Paroquiano”. A montagem foi criada em 2007 pelo grupo, e atualmente está circulando por dez municípios do estado Pernambucano. O espetáculo é baseado na obra “Um paroquiano inevitável” (1965), de Hermilo Borba Filho, escritor, dramaturgo, encenador, um provocador cultural intenso e uma das personalidades artísticas mais importantes da história do teatro pernambucano e nacional.
Durante a entrevista, os artistas contam sobre o encontro com o universo de Hermilo Borba Filho e a leitura de suas obras para montagem desse espetáculo. Para fomentar a reflexão sobre o espetáculo “Sobre um Paroquiano”, o CONTRACORPO traz também textos críticos. Nessa edição, o projeto conta com os olhares da professora do Curso de Licenciatura em Dança da Universidae Federal de Pernambuco (UFPE), Gabriela Santana, e da jornalista, pesquisadora em dança, Christianne Galdino.
FONTE: http://www.fundarpe.pe.gov.br/programa-contracorpo-traz-o-cotidiano-da-compassos-cia-de-dancas