A Cia. Etc. vai comemorar uma década de atividades com a realização do Projeto 10 Anos. A iniciativa vai contar com a apresentação de três espetáculos: Silêncio (2004), Corpo-Massa: Pele e Ossos (2007) e Imagens Não Explodidas (2008); o registro em vídeo dessas criações; exibição das três produções de videodança: Súbito (2009), Sobre (2009) e Maxixe (2010); a realização de oficinas; e o lançamento da coletânea 10 anos (publicação de livro e audiovisuais). A expectativa é promover e difundir o pensamento e o trabalho artístico realizado pelo grupo, levando para a sociedade o que a Cia. Etc. produziu e vem produzindo neste período, fazendo com que a própria história da companhia se reescreva no contato com o público, assim como no processo de remontagem e publicação de sua produção. A partir de junho o público de Recife e Aracaju vai poder conferir as ações do projeto, que foi contemplado pelo prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Trajetória

Silêncio é o título do primeiro espetáculo criado pela Cia. Etc. após se instalar no Recife. O trabalho foi concebido em 2004, e teve direção, coreografia e iluminação de Saulo Uchôa. A pesquisa do espetáculo teve como questão instigadora as várias formas de se usar e descobrir o silêncio: “Onde parece haver silêncio e há um turbilhão de sons e significados. E também onde parece haver muitos sons e há um silêncio que perpassa e domina aquele discurso, mostrando, dessa forma, a não definição exata de onde estaria o silêncio e como seria um silêncio absoluto”.
Na época, o elenco do espetáculo contou com os seguintes bailarinos: Edilze Bello, João Paulo Lira, Joelma Tavares, José W Júnior, Marcelo Sena e Urbano Rogério. O projeto 10 Anos de Cia. Etc. prevê a remontagem do trabalho, que será reapresentado no Recife (PE) e em Aracaju (SE), com um novo elenco. Aguardem!