Blog . Domingo, 9 de setembro de 2012 . Natalie Revorêdo
A partir do estudo do texto, BODYSNATCHERS, apontamentos para uma história da dança (ou corpo representado) no vídeo clipe, de Luiz Cerveró, tivemos a oportunidade de aprofundar um pouco mais nossos estudos em alguns diretores importantes nos anos 90 e 00.
Começamos a observar e fazer uma análise mais profunda com os diretores, onde assistimos alguns trabalhos, analisamos, apreciamos e discutimos.
O primeiro deles foi Spike Jonze. Entre alguns de seus trabalhos mais importantes, está o videoclipe de “Da Funk” de “Daft Punk” (1997), o filme de 2002 “Adaptação” e “Quero Ser John Malkovich”, ambos roteirizados por Charlie Kaufman; bem como seu mais recente filme “Onde Vivem os Monstros” (“Where The Wild Things Are”) em que ajudou a readaptar o livro infantil de Maurice Sendak. Ele é Co-criador e produtor da serie de televisão da MTV “Jackass” e de “Jackass: O Filme”. Atuou em alguns vídeos e filmes e também escreve.
Kylie Minogue – Come into my world
The Pharcyde – Drop
“Estou aqui” – “I’m here”
http://www.youtube.com/watch?v=jP9Nz1YzPQk
Michel Gondrim
Realizou importantes trabalhos, como diretor de clipes de artistas como Björk, The Chemical Brothers, The White Stripes, e outros. Ao assistir seus trabalhos nota-se um estilo diferenciado, seus trabalhos são de uma qualidade criativa inconfundível, utiliza truques com a câmera sem precisar colocar efeitos especiais. Diretor de filmes consagrados como Natureza Quase Humana (2001), Besouro Verde (2011), Rebobine, Por Favor (2008), Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004).
Bjork – Bachelorette
Cibo Matto – Sugar Water
The White Stripes – Fell in love with a girl
Chris Cunningham
Cunningham trabalhou com diferentes formas de produção, tido como o maior de todos, ainda que suas produções sejam por vezes menor em quantidade, se comparando com os outros realizadores. Elaborou videoclipes para artistas pops como Madona e Bjork, entre outros como Autechre, Aphex Twin, Squarepusher. No âmbito do audiovisual ele realizou um impressionante documento, “Come to Daddy” (1997), de Aphex Twin. Segue mais alguns de seus trabalhos.
Dirigiu música para IDM, criou instalações de arte, como Flex, sendo colocada a mostra em 2000, na Royal Academy of Arts e posteriormente ao Anthony d’Offay Galeria e galerias de arte. Flex foi encomendado pelo Anthony d’Offay. Trabalhou também com filmes curtos como Rubber Johnny, com duração de seis minutos experimental curta-metragem e videoclipe dirigido por ele em 2005, com música composta por Aphex Twin. O nome Rubber Johnny é elaborado a partir de uma gíria britânica para “preservativo”. O DVD vem com um livro de arte, com fotos do filme, assim como desenhos conceituais, fotografias e muito mais.
Rubber Johnny
http://www.youtube.com/watch?v=wDp8rNtxtBE
Em 2000, Cunningham começou a trabalhar com produção de música, não demorou muito e logo em 2007 ele produziu duas faixas, “Três Décadas” e “Cores Primárias”, de The Horrors. Em 2008 ele produziu e fez o arranjo da nova versão de “I Feel Love” para a Gucci, comercial que ele dirigiu.
I Feel Love
http://www.youtube.com/watch?v=-KShYHfbfCg
Alguns trabalhos:
Tudo esta cheio de amor, Bjork
http://www.youtube.com/watch?v=zxSvCrEuVH8
Come to Daddy
Propaganda de Playstation
Trailer dos seus trabalhos