Por Tatiana Meira

É no mesmo teatro onde fizeram a única e curta temporada (de um mês) de Silêncio que a Cia Etc. volta a apresentar o espetáculo nesta terça-feira. Uma lacuna de seis anos separa a montagem inicial da que o público verá no Teatro Apolo, às 19h. O elenco também mudou, restando apenas dois bailarinos da formação original, Marcelo Sena e José W Júnior. Marcelo, que também é formado em música, criou para este trabalho sua primeira trilha sonora.

´Investigamos a falta de som a partir dos pensamentos que o corpo tem. Se é possível ou não ficar em silêncio, se existe a falta de comunicação`, descreve Marcelo, que já assinou trilhas para peças de teatro e vídeos. Um ponto alto da montagem, assim como em outros trabalhos do repertório da Cia Etc., é a iluminação, pensada por Saulo Uchôa.

Em Silêncio, até mesmo os refletores são deslocados de seu lugar habitual e descem para o palco, evidenciando o vazio acima deles. Jogos de emissão e recepção da mensagem, além de ruídos, são testados pelos movimentos dos bailarinos.Também no elenco são Liana Gesteira, Ailce Moreira, Marta Guimarães e Urbano Filho.

Este é o 11º ano da Cia Etc., que foi criada em Aracaju e passou a atuar no Recife a partir de 2003. Para o segundo semestre, o grupo elabora um novo espetáculo.

FONTE: Diário de Pernambuco . Recife/PE . Publicado em 18 de janeiro de 2011 . Versão online: http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/01/18/viver3_1.asp

Por Tatiana Meira