Experimentos coreográficos a partir do diálogo entre o pensamento musical e o coreográfico, como noções básicas da música que encontram similaridades no campo da dança como como tempo, harmonia, sincronia, tonalidade e intensidades.

Também são trabalhadas a aplicação musical em diferentes modos na dança, como o seu uso nas aulas de dança, processos criativos em dança que tenham um diálogo estreito com a música, a construção e análise musical de trilhas sonoras para diferentes configurações  de dança, como espetáculos, intervenções, instalações e videodanças.

 

JUSTIFICATIVA


Entender as potências criativas na relação do corpo e do áudio, estimulando diferentes modos de uso e de percepção do áudio em criações artísticas na dança, e como explorar o diálogo entre dança e música, a partir de seus elementos estruturadores.

 

OBJETIVOS


  • Conhecer a potencialidade do campo musical como como elemento dramatúrgico na dança;
  • Demonstrar algumas das diversas contribuições possíveis na relação da dança com a música;
  • Apresentar um breve panorama da história da música;
  • Noções básicas de processo criativos em música para a dança.

 

CONTEÚDO


  • Relação entre corpo e áudio
  • Conceito e estética na música de cena
  • Processo criativo em dança a partir de questões musicais (e vice-versa)
  • Especificidades e experimentações na criação e uso de trilha sonora em dança

 

METODOLOGIA


  • Aulas práticas de conscientização corporal e criação coreográfica, a partir de estímulos musicais;
  • Aulas práticas e expositivas sobre noções básicas do campo musical;
  • Momentos de discussão de temas relativos à oficina, a partir de textos e experimentos em sala de aula;
  • Análises de diferentes aplicações e diálogo entre a música e diferentes configurações de dança.

 

PÚBLICO ALVO


Pessoas com alguma experiência em artes do corpo (bailarinos, bailarinas, atores, atrizes, performers etc.) e/ou em música.

 

NECESSIDADES


  • Sala com piso adequado para aulas de dança;
  • Projetor de vídeo;
  • Equipamento de som com entrada auxiliar.

 

REFERÊNCIAS


PIANA, Giovanni. A Filosofia da Música. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

TRAGTENBERG, Livio. Música de Cena: dramaturgia sonora. São Paulo: Perspectiva, 2008.

WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das letras, 1989.