A Cia Etc., prestes a completar 23 anos de atividades, circula com Superficiais por Chão de Estrelas, Vila do Pilar, Coque, Ibura, Alto Santa Terezinha, no Recife; e na Vila da Fábrica, em Camaragibe (PE), deste domingo (22) até o dia 5 de novembro.
O espetáculo de dança é gratuito e tem como proposta a descentralização de ações artísticas e culturais. Das dez apresentações, cinco contam com interpretação para a língua brasileira de sinais (libras). O elenco é formado por Filipe Marcena, Iara Campos, Iara Izidoro e Marcelo Sena.
A circulação do espetáculo Superficiais conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), por meio da Secretaria Estadual de Cultura, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do Governo do Estado.
Superficiais é um espetáculo que trata dos tipos de relações estabelecidas com o mundo pós-moderno, marcado pela velocidade e superficialidade nas interações sociais, partindo das memórias pessoais de seus bailarinos e bailarinas. Com direção de Marcelo Sena, a obra utiliza referências da cultura pop, como televisão, rádio, internet e redes sociais, para colocar em questão o modo com que nos relacionamos com essas mídias e de como vamos construindo e reconstruindo nossas memórias.
Lançando um olhar sobre a constante exposição pessoal nos variados meios de comunicação, Superficiais dialoga com esse outro modo de construir e desconstruir identidades. E, após o confinamento e isolamento social que vivemos durante a pandemia, essas questões foram mais intensificadas com as ferramentas virtuais, que se popularizaram ainda mais como grande meio de interação social.
Além disso, a Cia Etc. pensa na descentralização de ações artísticas e culturais como uma grande prioridade na construção de uma política pública mais democrática. Porém, a grande maioria das comunidades possui pouca ou nenhuma estrutura para acolher espetáculos de dança. Por isso a circulação do espetáculo Superficiais é realizada em espaços públicos das periferias sem a necessidade de uma infraestrutura teatral para sua realização.
O projeto ainda prevê a realização de um podcast com uma conversa sobre as produções locais de cada comunidade por onde circula. Os episódios serão disponibilizados na Rádio Etc. e poderão ser ouvidos em todas as plataformas de podcasts e no site da companhia.
FESTIVAL DE DANÇA – Além das apresentações incentivadas pelo Funcultura, a Cia Etc. integra a 26ª edição do Festival de Dança Internacional do Recife, evento realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). O espetáculo pode ser visto em frente à Escola Nossa Senhora do Pilar, na Vila Pilar, no Bairro do Recife, na quarta-feira (25), às 16h. A entrada é gratuita.
OUTRAS CIRCULAÇÕES – Após sua estreia em 2015, Superficiais foi apresentado em Lisboa, Coimbra, Cabeceiras de Basto e Braga, em Portugal, em 2017. Em 2019, a Cia Etc. circulou com apresentações do espetáculo pelos municípios pernambucanos de Goiana, Vicência, Caruaru, Belo Jardim, Triunfo e Serra Talhada e já passou pelos Estados da Bahia, do Mato Grosso do Sul, da Paraíba.
PROGRAMAÇÃO:
CHÃO DE ESTRELAS
Onde: Praça Flávia Negromonte – Daruê Malungo
Quando: domingo (22/10), 16h; segunda-feira (23/10), 16h – com libras
VILA DO PILAR
Onde: na frente da Escola Nossa Senhora do Pilar
Quando: 24/10 (terça-feira), 16h – com libras
COQUE
Onde: A Quadrinha (Debaixo do Viaduto Capitão Temudo)
Quando: 26/10 (quinta-feira), 16h
Onde: Avenida Ibiporã
Quando: 27/10 (sexta-feira), 16h – com libras
IBURA
Onde: Terminal da UR 11
Quando: 31/10 (terça-feira); 1º/11 (quarta-feira), 16h – com libras
ALTO SANTA TEREZINHA
Onde: Compaz Eduardo Campos
Quando: 3/11 (sexta-feira), 16h
VILA DA FÁBRICA (CAMARAGIBE)
Onde: Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro
Quando: 4/11 (sábado); 5/11 (domingo), 14h – com libras
FICHA TÉCNICA:
Direção: Marcelo Sena
Elenco: Filipe Marcena, Iara Campos, Iara Izidoro e Marcelo Sena
Criação: Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira
Figurinos: Marcondes Lima
Adereços: Alcio Lins, Cecita Maria e Gino Batidão
Assessoria de Comunicação: Dulce Reis
Produção: Victor Laet
Produção local: Daniel SemSobreNome, Danilo Carias, Mekson Dias, Michel Gomes e Vilma Carijós
Libras: VouSer Acessibilidade (Anderson Andrade e Efraim Canuto)
Administração: Hudson Wlamir
Contabilidade: Paulo Ferreira
Arte gráfica: Raul Kawamura
Fotos: Domar e Anderson Stevens
Realização: Cia. Etc.