Após realizar uma circulação pelo estado de Pernambuco e iniciar uma circulação nacional pelo Palco Giratório, a Cia. Etc. apresenta nesta quinta-feira, 16 de maio, o espetáculo OS SUPERFICIAIS, em apoio ao Movimento Ocupe a Peixaria de Candeias.
A apresentação integra a programação do 10° ato de ocupação da Peixaria de Candeias, que tem levado arte e entretenimento para o povo que transita e frequenta o calçadão de Candeias, uma série de intervenções culturais em protesto pela falta de investimento em cultura na cidade de Jaboatão dos Guararapes.
A Cia. Etc. é uma companhia de dança, sediada no bairro Sucupira, em Jaboatão dos Guararapes, e vem há 18 anos trabalhando intensamente na criação de diferentes formas com a dança, como espetáculos, videodanças, intervenções, performances, sempre a partir de pesquisas e diálogo com diversas linguagens artísticas. Já se apresentou por diversos lugares fora do país, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Portugal e outros estados dentro do Brasil. Atualmente se encontra em circulação nacional pelo Palco Giratório, passando por 21 estados brasileiros.
O espetáculo OS SUPERFICIAIS, que marcou os 15 anos da companhia, é fruto de uma investigação dos tipos de relações estabelecidas no mundo pós-moderno, fortemente marcado pela velocidade e superficialidade nas interações sociais. Essa montagem de dança retoma as memórias pessoais de seus bailarinos e bailarinas para propor uma obra, um jogo ou uma brincadeira que aposta na tão recorrente exposição pessoal, na cópia compartilhada como original, na velocidade e volume da informação, na superficialidade do conteúdo, na interrupção das ação e na dificuldade de manter um só foco de atenção. Com direção de Marcelo Sena, o espetáculo foi criado por Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira. Nesta nova formação, com Iara Campos e Filipe Marcena substituindo José W Júnior e Renata Vieira, o espetáculo é atravessado por outras vivências e memórias.
O local da apresentação é ao lado da depredada estátua de Lula Cortes (Peixaria Lula Cortes), um espaço cultural da cidade e esquecido pelo poder público. A estátua é uma homenagem a este artista que deixou vários discos gravados, inúmeras poesias e quadros com pinturas incríveis. Lula Cortes, que tanto viveu e conviveu na Peixaria de Candeias, desenvolveu vários projetos nesta orla e viabilizou tantos outros produtores e artistas locais, incentivando e fomentando cultura.
Contamos com a sua presença para apoiar este movimento, compartilhar a experiência de ter circulado por Vicência, Goiana, Belo Jardim, Caruaru, Triunfo e Serra Talhada, e ainda ver a estreia por aqui de Iara Campos e Filipe Marcena, que se juntam a Elis Costa e Marcelo Sena, para dar continuidade ao espetáculo OS SUPERFICIAIS, na rua há quase 4 anos.
OS SUPERFICIAIS
DATA: Quinta-feira, 16 de maio de 2019
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: Peixaria de Candeias